Marcadores

Origem e Validade das Santas Escrituras



Oração Geral: Amoroso Pai, nos aproximamos de Ti hoje necessitando de discernimento espiritual em relação à Tua palavra. Concede-nos o direito de aprender a sabedoria que ela transmite, para nos voltarmos à educação celestial com corações simples, como o das crianças. Não queremos aceitar a opinião popular, mas sim o que Tu queres que acreditemos. Por favor, guie e direcione nosso entendimento ao abrirmos a Bíblia para estudar. Ajude-nos a ouvir Sua voz. Pedimos em nome de Jesus Cristo, Teu Filho, amém.

Bíblia utilizada no estudo: Versão King James 1611.

Fontes deste estudo: Bíblia e Estudos Bíblico de 1888 e 1972.

1. Quando Jesus Cristo esteve na terra, como Ele chamou os escritos sagrados em Seu tempo?

“Jesus disse para eles: Nunca lestes nas escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a cabeça de esquina; isso é obra do Senhor, e é maravilhosa aos nossos olhos?” - Mateus 21:42 (cf. João 7:38).

2. Por quais outros nomes estes escritos sagrados são conhecidos?

“E, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus, e a praticam” - Lucas 8:21 (cf. Efésios 6:17).

“Porém eu te mostrarei aquilo que está na escritura da verdade; e ninguém  que se mantenha comigo nestas coisas, exceto Miguel, vosso príncipe” - Daniel 10:21.

“Buscai no livro do ­SENHOR e lede: Nenhuma destas coisas falhará; nenhuma estará sem seu par. Por minha boca isto foi ordenado e seu espírito os tem ajuntado” - Isaías 34:16.

“Este é o que esteve na igreja no deserto, com o anjo que lhe falou no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu os oráculos de vida para nos dar” - Atos 7:38.

“Que ele antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras” - Romanos 1:2.

Conheça um pouco mais:

As Escrituras também são chamadas de Bíblia Sagrada. A palavra “Bíblia” no grego é “bíblos” ou ‘”bíblion” que quer dizer “coleção de livros”, “biblioteca”, “rolo” ou “livro”. E este nome “Bíblia” foi usado pela primeira vez por João Crisóstomo no 4º século. Atualmente1 é composta de 66 livros (39 no Primeiro Testamento e 27 no Segundo Testamento) nas Bíblias protestantes, com 1.189 capítulos e 31.105 versículos, e foram escritos durante um período de 1.600 anos em três línguas: hebraico, aramaico e grego koiné.

1 É dito atualmente pois no passado a Bíblia King James continha 81 livros no total, com 15 livros apócrifos (que fizeram parte da KJV por 274 anos até serem removidos em 1885 d.C).

Como podemos calcular este período de 1.600 anos? É simples. Calculando o período em que Moisés viveu (1.500 a.C) até a morte do último apóstolo de Cristo, João (100 d.C). Assim, 1.500 anos + 100 anos = 1.600 anos.

Durante os primeiros 25 séculos da história humana não houve nenhuma revelação escrita. Aqueles dentre os homens que haviam sido feitos receptáculos das revelações divinas comunicavam estas verbalmente aos seus descendentes, passando assim o seu conhecimento para gerações sucessivas. A revelação escrita data de Moisés, que foi o primeiro compilador dos fatos até então revelados, os quais enfeixou em volume. Esse trabalho prosseguiu por espaço de 1.600 anos – desde Moisés, o autor do Gênesis, até João o evangelista, que nos transmitiu por escrito os mais sublimes fatos do evangelho.” - Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 7.2.

3. Quais eram as Escrituras que Jesus Cristo utilizava?

“Não penseis que eu vim destruir a lei ou os profetas; eu não vim para destruir, mas para cumprir” Mateus 5:17 (cf. Mateus 7:12).

“E ele disse-lhes: Estas são as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco, que era necessário que se cumprissem todas as coisas que foram escritas a respeito de mim na lei de Moisés, e nos profetas, e nos salmos. Então, ele abriu-lhes o entendimento, para que eles pudessem compreender as escrituras”- Lucas 24:44-45.

➥ NOTA: Cristo utilizou todo o Antigo Testamento. Naquele tempo ainda não existiam os livros que compõem o Novo Testamento. A expressão “lei” era usada em relação aos primeiros cinco livros da Bíblia escritos por Moisés, chamado de Pentateuco ou Torá. Já “profetas” é em referência aos escritos dos profetas. E “salmos” ou “escritos” são os outros livros que compõe o Antigo Testamento.

4. Pela vontade de quem as Escrituras do Antigo Testamento foi escrita?

“E o SENHOR disse a Moisés: Escreve isto por memorial em um livro” - Êxodo 17:14 (cf. Jeremias 30:2).

5. O mesmo ocorreu com o Novo Testamento?

Escreve as coisas que tu tens visto” - Apocalipse 1:19 (cf. Apocalipse 21:5).

6. Então, como foram dadas as Escrituras?

“Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus” - 2 Timóteo 3:16.

➥ NOTA: As Escrituras foram dadas por inspiração de Deus. Paulo também relata, neste versículo, o quanto do texto bíblico é inspirado por Deus, que não é somente o Antigo Testamento ou o Novo Testamento, mas que toda Escritura (a Bíblia) é inspirada por DeusAssim, as Escrituras do Antigo e Novo Testamento não é o produto do pensamento e do planejamento humano. Ver Isaías 55:8-9; 2 Coríntios 3:5. Mas sim que foram dadas pela inspiração de Deus, e nelas contêm toda a revelação da vontade de Deus para a humanidade. Através da revelação divina, os profetas e apóstolos haviam sido habilitados a ver estas verdades (Isaías 1:1; Amós 1:1; Miquéias 1:1; Jeremias 38:21; Apocalipse 1:2).

7. Pelo que os homens foram movidos a falar por Deus?

“Porque a profecia não veio no tempo antigo por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram à medida que eram movidos pelo Espírito Santo” - 2 Pedro 1:21.

➥ NOTA: A palavra “profeta” na Bíblia significa “porta-voz de Deus”. Estes homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito de Deus, ou inspiração de Deus. A inspiração de Deus atuava no profeta, o qual se enchia de pensamentos e, em seguida, exprimia em sua própria linguagem a palavra de Deus. As Escrituras são, portanto, a verdade divina expressa em linguagem humana.

  • Significado de “Inspiração”: Conselho, sugestão, influência. “Fazer algo por (ou sob) influência de alguém”. Assim, os homens que falaram ou escreveram, foram influenciados por Deus.

O Ser infinito, por meio de Seu Santo Espírito, derramou luz no entendimento e coração de Seus servos. Deu sonhos e visões, símbolos e figuras; e aqueles a quem a verdade foi assim revelada, concretizaram os pensamentos em linguagem humana.” - Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 7.3.

8. Que caso específico é mencionado por Pedro?

“Homens e irmãos, era necessário que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que levaram Jesus” - Atos 1:16.

9. Como Davi expressou a mesma verdade?

O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra estava na minha língua” - 2 Samuel 23:2.

10. Como Cristo validou esta mesma verdade?

“O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O ­SENHOR disse ao meu ­Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu faça os teus inimigos por escabelo” - Marcos 12:36.

11. Quais outros exemplos testificam esta mesma verdade?

“E, discordando uns com os outros, eles partiram, após Paulo falar uma palavra: Bem falou o Espírito Santo pelo profeta Isaías a nossos pais” - Atos 28:25.

“E o Espírito entrou em mim, quando ele falava comigo, e me pôs sobre meus pés, para que eu ouvisse aquele que falava comigo” - Ezequiel 2:2 (cf. Ezequiel 11:5 e 24).

“Mas verdadeiramente estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e poder, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado” - Miquéias 3:8.

12. Quem falou, portanto, por intermédio desses homens?

Deus, que várias vezes e de diversas maneiras, falou no passado aos pais pelos profetas” - Hebreus 1:1.

➥ NOTA: Em Hebreus 1:1 está se referindo ao Pai de Jesus Cristo; portanto, foi o Pai que falou pelos profetas, e também pelo Seu Filho. Observe que em 1 Pedro 1:11 fala que o Espírito de Cristo estava neles (nos profetas, ver o versículo 10), assim, como podemos conciliar estas informações? Observemos as seguintes declarações dos Testemunhos:

Depois da transgressão de Adão, o Senhor não falou mais diretamente com o homem; a humanidade foi entregue nas mãos de Cristo, e toda comunicação ao mundo foi efetuada por Seu intermédio. Foi Cristo que proferiu a lei no Monte Sinai, e Ele conhecia o significado de todos os seus preceitos, a glória e majestade da lei do Céu.” - Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, págs. 237-238.

Antes que o pecado entrasse no mundo, Adão gozava plena comunhão com seu Criador. Desde, porém, que o homem se separou de Deus pela transgressão, a raça humana ficou privada desse alto privilégio. Pelo plano da redenção, entretanto, abriu-se um caminho mediante o qual os habitantes da Terra podem ainda ter ligação com o Céu. Deus Se tem comunicado com os homens mediante o Seu Espírito; e a luz divina tem sido comunicada ao mundo pelas revelações feitas a Seus servos escolhidos. “Homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).” - Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 7.1.

Pelos textos apresentados compreendemos que Deus possui diversas maneiras de como falar conosco. Desde a queda dos nossos primeiros pais a comunicação direta foi interrompida por causa do pecado, que faz separação entre nós e Deus (Isaías 59:2), então quem passou a se comunicar conosco como porta voz direto de Deus foi Seu Filho amado, Jesus Cristo. Mas, Cristo possui auxiliares eficazes (os anjos) para transmitir a vontade expressa do Pai, e estes auxiliares executam a vontade de Deus com grande rapidez e eficiência. Por sua vez, os anjos repassam as ordens de Deus aos instrumentos humanos escolhidos, o qual conhecemos como profetas (porta-vozes) de Deus. Apocalipse 1:1 é uma ótima referência para mostrar como a revelação divina é transmitida: o Pai dá a revelação ao Seu Filho, e o Filho transmite, ou envia, por meio de Seu Espírito aos anjos, os anjos aos profetas, e os profetas à nós.

13. Com que propósito foram escritas as Santas Escrituras?

“Porque todas as coisas que foram escritas anteriormente, para nosso ensino foram escritas, para que, pela paciência e consolação das escrituras, tenhamos esperança” - Romanos 15:4.

14. Para que é toda a Escritura proveitosa?

“Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” - 2 Timóteo 3:16.

Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa.” - Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 9.1.

15. Qual foi o desígnio de Deus em dar as Escrituras?

“Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” - 2 Timóteo 3:17.

16. Que coisa é impossível ao caráter de Deus?

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes do começo do mundo” - Tito 1:2.

17. Como é Deus chamado em todas as Escrituras?

“Ele é a Rocha, a sua obra é perfeita; porque todos os seus caminhos são juízo; um Deus de verdade e sem iniquidade, justo e reto é ele” - Deuteronômio 32:4.

18. Qual deve ser, portanto, o caráter de Sua palavra?

“Santifica-os pela tua verdade; tua palavra é a verdade” - João 17:17.

19. Qual é, por conseguinte, a prova a ser aplicada a todo professo ensinador da verdade?

À lei e ao testemunho: se eles não falarem de acordo com esta palavra, é porque nenhuma luz existe neles” - Isaías 8:20.

20. Que deseja Deus que Sua palavra seja para nós neste mundo de trevas, pecado e morte?

“Tua palavra é uma lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” - Salmo 119:105.

A Bíblia é a grande norma do direito e do erro, definindo claramente o pecado e a santidade. Seus princípios vivos, atravessando nossa vida como fios de ouro, são nossa única salvaguarda na prova e na tentação. A Bíblia é um mapa, indicando-nos os marcos da verdade. Os que se acham relacionados com esse mapa, estarão habilitados a trilhar com segurança a senda do dever, aonde quer que sejam chamados. Ao perder a fé na Palavra de Deus, a mente não tem guia, nem salvaguarda. Os jovens são levados a caminhos que desviam de Deus e da vida eterna. A esta causa pode, em elevado grau, ser atribuída a iniquidade difundida no mundo hoje em dia. Quando a Palavra de Deus é posta de lado, é rejeitado também seu poder de refrear as paixões pecaminosas do coração natural.’’ - Ellen G. White, A Fé Pela Qual Eu Vivo, págs 2.4 e 2.5.

21. Onde se acha a verdadeira poesia da vida?

“Os teus estatutos têm sido minhas canções na casa da minha peregrinação.” - Salmo 119:54.

22. Quão grandemente Deus tem engrandecido Sua palavra?

“Adorarei em direção ao teu santo templo, e louvarei o teu nome por tua benignidade e por tua verdade, pois tu magnificaste a tua palavra sobre todo o teu nome” - Salmo 138:2.

➥ NOTA: De acordo com este versículo, a palavra de Deus é muito importante para Ele. Assim, também deveria ser importante para nós. Deus fez isso referendando* Suas promessas com um juramento baseado sobre Si mesmo. Ver Hebreus 6:13-14. Deste modo pôs em penhor e em jogo Seu nome, ou caráter, para o cumprimento de Sua palavra. Devemos, então, tratar a palavra de Deus com a mais profunda reverência e examinar suas páginas diariamente, para que possamos continuamente aprender mais de Deus.

* Assinando (como responsável), confirmando, firmando, ratificando, endossando, sancionando, abonando.

23. Por quanto tempo ela durará?

“A erva seca, a flor murcha. Mas a palavra do nosso Deus permanecerá para sempre” - Isaías 40:8.

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” - Mateus 24:35.

➥ NOTA: Pessoas nascem e morrem, mas a palavra de Deus permanece. Nações surgem e desaparecem, mas a palavra de Deus permanece. O tempo passa, mas a palavra de Deus permanece. Algumas pessoas argumentam que o Antigo Testamento perdeu seu valor. Porém, os evangelhos revelam que Jesus Cristo citava as Escrituras do Antigo Testamento para ensinar ao povo, e as Escrituras também declaram que Deus não muda: “Pois eu sou o ­SENHOR, eu não mudo; por isso vós, filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).


Estude-a com cuidado

Pense nela em espírito de oração

Deixe seus preceitos puros habitarem no fundo do teu coração.

Não enfraqueça sua história

Pondere em seu mistério

Ninguém pode valoriza-la com tanto carinho ou bem.


Aceite as boas novas,

Os alertas e repreensões,

Encontradas neste volume de saber celestial;

Com fé que é infalível,

E amor que tudo prevalece,

Confie em sua promessa de vida sempre.


Com fervorosa devoção

E emoção grata,

Ouça a abençoada Boas-Vindas, responda ao seu chamado;

A mais pura oferta da vida

A adoração do coração,

Dê ao Salvador que morreu por todos nós.


Que esta mensagem de amor

Da Tribuna acima,

Seja dada a todas as nações e tribos,

Até que o resgate erga

Hinos alegres de louvor -

Aleluia! Na terra e no céu.

🍂🍁🍂🍁🍂

Postar um comentário

0 Comentários

Contate-nos por E-mail